MARCOS ARRUDA
<Clique aqui para suas publicações>
Clique no <e_mail>, se desejar enviar-lhe uma mensagem.

Nome....................: Marcos Penna Sattamini de Arruda
Endereço...............: Rua João Afonso, 85
Bairro....................: Humaitá
Cidade..................: Rio de Janeiro
Estado...................: RJ
CEP......................: 22261-040
e_mail...................: marcosarrudapacs@gmail.com
Data Nascimento..: 04/03/1941
Telef. Residencial..: (21) 2143 2557
Celular .................: (21) 98621-7415
Turma de..............: 1958 - Interno

    


Pablo e Ana

Economista


Filho Pablo, nascido no RJ e cidadão brasileiro e suíço (2/8/90)
Muitos colegas conheceram minha família e perguntam pelo meu pai, o professor Clemildo
Lyra de Arruda. Ele levou uma vida linda e rica. Foi eleito membro da Academia Brasileira
de Filologia. Viveu em janeiro de 1997 sua Grande Passagem.
Minha mãe, Lina, vive no andar inferior da nossa casa aqui no Rio, tem 80 anos. Ela escreveu um livro muito bonito sobre a vivência da família e dela própria em relação ao tempo em que estive preso e torturado: "Esquecer, Nunca mais - A Saga do meu Filho, Marcos Arruda", da O&R Editores. Temos exemplares disponíveis por R$15 (e estamos pagando com este preço a edição do livro). Quem se interessar, escreva para mim.
Sou um pai tardio, nunca imaginei que fosse tão maravilhoso ser pai aos 49 anos! Uma oportunidade de nascermos e crescermos de novo com a nossa criança!
Pablito participou do 20o. Concurso Latino-americano de Piano em Curitiba, em 13/10/01, e tirou 1o. lugar na sua faixa de idade!!! Ele faz também natação e jiu-jitsu.
Trabalho como economista e educador, no PACS, Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul, ou também Participação, Autogestão, Cooperação, Solidariedade. Fazemos pesquisa, assessoria a comunidades e movimentos sociais, prefeituras progressistas e pastorais, e trabalhamos com educação popular. O PACS faz parte da coordenação da Campanha Jubileu Sul por um Milênio sem Dívidas, da Campanha contra a ALCA e por uma Integração dos Povos, do Polo de Socioeconomia Solidária (da Aliança por um Mundo Responsável, Plural e Solidária). Somos também membros da equipe nacional de animação da RBSES - Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária e secretaria executiva do Fórum de Cooperativismo Popular do RJ.
Durante 10 anos fui professor de Filosofia da Educação Popular no Instituto de Estudos Avançados em Educação, da FGV/RJ.
Estive 11 anos no exílio (1971-1982), nos EUA e na Suíça.
Neste momento estou pleiteando uma bolsa de pesquisa na UERJ. A luta pela sobrevivência da família obriga...
Minha tese de doutorado se chama "Educação para que Trabalho? Trabalho para que Ser Humano? Reflexões sobre Educação e Trabalho, Seu Significado e seu Futuro". Deverá ser publicada em dois volumes, pela Editora Vozes. Tenho quatro outros livros publicados (como autor ou co-autor) na Vozes.
Também publiquei no ano passado o livro "External Debt: Brazil and the International Financial Crisis", pela Pluto Press, Londres.

Genial iniciativa, Couto! Você está dando um passo histórico para todos nós!

 

05/05/2002  - 28/06/2015